quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A DIVINDADE DE JESUS A LUZ DA BÍBLIA

Jo 1.1;
grego
En àrxê ên ó lógos,
kai ó lógos ên prós tòn Teón,
kaì Teòs ên ó lógos
Assim se lê:
Én arkhê en ró Lógos ....................Em principio era o Verbo
kái ró Lógos en prós ton Theón ......e o Verbo estava com a pessoa de Deus
kái Theós en ró Logos. ..................e o Verbo era um Deus(da qualidade)

A tradução correta segundo a gramatica grega nesta passagem seria: Em principio era o Verbo, e o Verbo estava (com a pessoa de Deus) e o Verbo era (da qualidade, Natureza de Deus) Deus 
Isto ocorre pelo motivo de que na lingua grega, coinê (comum nos tempos de Jesus) não existir o artigo indefinido, um, uma; uns, umas; mas, somente o definido o,a; os, as; assim que não havendo o artigo definido acompanhando o verbo, seria indefinido. Nete versiculo do Evanjelho de João, ocorre exatamente isto. O artigo definido é descrito no "Hó" e assim que, "Hó Theos" traduz-se, literalmente "O Deus, ou a Pessoa de Deus". quando a palavra Theos não conta com a companhia do artigo definido significa "Um deus" ou da mesma natureza, qualidade de Deus. Aqui um ponto de destaque que demonstra uma passagem classica da gramatica grega. Não devemos esquecer as Palavras de Jesus que nos adverte: "errais por não conhecer as escrituras e nem o pode de Deus". Escrituras aqui envolve o conhecimento gramatical da Bíblia em suas origens.
O importante é que O Verbo (Hó Logos), encarnou-se, e habitou entre nós, e vimos a sua gloria, como a glóriaa do Unigêrnito do Pai, cheio de graça, e de verdade Jo 1.14.
Nesta passagem Bíblica vemos claramente que o Logos era o Filho de Deus, quem encarnou-se não foi Deus no sentido pleno, mas o Verbo de Deus. A expressão: "Deus encarnado", é muito forte e se torna confundivel, já que a palavra "Deus", se aplica diretamente ao Pai do Filho ll Jo 3.
É claro que sabemos que todos os seres divinos levam o Título (Deus) designativo de suas qualidades, ou naturezas. Porém, sabemos tambem que Deus Absoluto, deve-se por natureza ser indivisivel e único; não se pode dizer com respeito a Deus existindo em partes; mas, sua Onipresença (Omnipresença), se percebe em todos os lugares do Infinito, quer seja abstrata (invisíveis) ou nas coisas fisicas (visíveis) que testemunha o poder criador de Deus Ro 1.20;
E desta forma Deus revela o seu grande amor para com toda humanidade, no fato de enviar o seu filho Unigenito a este mundo de pecados, para que todo aquele que nele crê não pereça mas, tenha a vida eterna Jo 3.16; e Jesus ao chegar aqui "aprendeu a obediencia por aquilo que padeceu, e, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos que lhe obedecem Hb 5.8-9;
Veja o leitor que, quando o Verbo, o Logos se achou encarnado, teve que passar às duras provas para aprender o caminho da Obediencia; buscou a Deus com Lagrimas para o livra-lo da morte, e foi ouvido quanto ao que temia Hb 5.7; nisto nos mostra que o Senhor Jesus temia a Deus, e o seu zelo pela verdade o levou a temer quanto a vontade do Pai; isto era o que realmente temia, não teve medo da morte, mas, temia por não saber ainda se era aquela a vontade do Pai; e assim orou: "Pai, se for possivel passa de mim este cálice sem que eu beba, contudo não faça a minha vontade, mas, a tua". Ele não sabia se realmente era a vontade do Pai, que ele fosse a cruz; pois nos rituais dos holocausto jamais se ofereceu sacrificio na cruz, era estranho para ele; mas, resolveu tudo isto na oração. Mt 26.38.39.
Muitos erram ao pensar que Jesus por ser divino teria que ter todos os Atributos de Deus o Pai; como seria possivel a existencia de mais de um Ser, Onisciente? Como defender esta Teologia, qual seria logo a necessidade de Jesus orar, se é que ele sabia tudo; até mesmo daquele dia e hora somente o Pai sabe, nem anjos e nem o filho, mas, unicamente o Pai Mt 24.36; Jesus conhecia os corações de seus ouvintes, pelo dom do Espírito Santo, pois Ele estava cheio do Espírito Santo Lc 4.1.
O Verbo divino foi revelado entre os homens quando encarnou-se, tomou a forma de homem e habitou entre nós; O Logos encarnado era a promessa de Deus cumprindo-se desde a queda de Adão e Eva Gn 3.15; Jo 1.1-14; Seria o Messias (Ungido) que restauraria o Reino de Deua na terra. Moises fala a Israel referindo-se a este grande libertador do povo de Deus.
O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis Dt 18.15;
Outrossim, somos advertidos a observar aquilo que lemos Jo 5.39; Ap 1.3; At 8.30.31; veja o tempo do verbo empregado nesta passagem: "Em principio "ERA O VERBO" está no tempo passado, era; e o Verbo "ESTAVA COM DEUS" tempo passado, estava; "OVERBO ERA DEUS" tempo passado.
Isto ocorre pelo motivo da encarnação do Verbo; uma vez que O Verbo divino se oferece voluntariamente a ser o Redentor da humanidade, e para que isto fosse possivel, teria que encarnar-se, seria uma mudança drastica de Genero, de divino para humano; teve que haver renuncia dos Atributos que lhe era peculiar. Isto podemos ver nos relatos de Paulo Apostolo, quando escrevia aos irmãos de Filipos.
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz Fl 2.5-8.
Quando diz que ESVASIOU-SE, (gr. ekenosen
Só assim poderia Ele ser o eterno Redentor e salvador de todos nós. Deus o Pai não poderia nos salvar se tornando um ser humano, pois um homem deveria enfrentar a Satanás e vence-lo, foi nesta demanda que o Verbo divino O Filho de Deus se prontifica a vir aqui no mundo dos mortais pecadores e salva-los. Houve uma Assembleia em que O Filho se oferece Is 6.8; At 2.23.
O Ser absolutamente Infinito, a Substancia absolutamente Perfeita jamais poderia encarnar-se. Tal idéia cai no absurdo, pois o finito (Um corpo) jamais comportaria o Infinito. A definição de Deus rejeita qualquer idéia que O reprima e O reduza, pois Deus é Infinitamente e absolutamente indivisivel.
Jesus é a encarnação do Verbo, é Ele tambem o criador dos céus e terra, como tambem de todas as coisas existentes. Jo 1.1-3; Cl 1.15-17. Ele Jesus quando Era o Verbo (Logos), foi o modo criador de Deus, o executor de toda obra planejada por Deus o Pai. Deus planejou, o Filho executou, e o Espírito Santo concerva dando vida a tudo que fora criado Hb 1.2,10; Jo 1.1o; l Co 8.6.
significa que Ele evacuou de Si todos Atributos divinos, para se tornar homem autêntico. Mesmo existindo em forma de Deus (Divino), não quis tomar posse dos seus direitos, mas esvasiou-se, ao inves de querer ser Deus (era direito dEle pois é o criador) tomou a forma de homem evacuando de Si todos Atributos divino, e humilhou-se até a morte, e morte de cruz.

Um comentário:

  1. Conhecendo o Verbo desta maneira, como deixar de SEGUIR-LHE. Excelente aclaraçäo. Que Deus siga orientando os temas deste blog. Parabén meu irmäo.

    ResponderExcluir