quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O QUE A TEOLOGIA NÃO ENSINA

A exemplo de nosso contexto, abordaremos em primeira instância a questão da queda do grande querubim ungido para proteger.
Is 14.11,12
Já foi derribada no inferno a tua soberba, com o som dos teus alaúdes; os bichinhos, debaixo de ti, se estenderão, e os bichos te cobrirão. Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!
a) Quando o querubim fora estabelecido no monte santo de Deus (Ez 28.13,14,15 Éden), isto é, empossado; ele era perfeito e sábio, até que se achou iniqüidade nele Ez 28.3,15. Ele era aferidor das medidas, e dominava sobre as nações (Gn 1.26-27, que aos poucos foram sendo debilitados por ele Is 14.11,12.
b) Nesta época Deus ainda não havia formado o homem Adão do pó da alimentaria dos frutos do Jardim que Deus ainda não havia plantado nesta época Gn 2.8,9.
c) Deus nesta época já havia criado somente o homem e mulher que haveria de crescer multiplicar e encher a terra Gn 1.27,28. Estes deveriam alimentar-se dos frutos da terra como também dos peixes e animais Gn 1.29,30.
Não obstante, neste período da historia da criação, Deus não haver ainda criado o homem adão! Porem, já encontrou o querubim ungido para proteger, debilitando as nações (Is 14.11-13. Se na época em que o querubim ainda estava trabalhando para Deus em seu reino (Éden), havia nações para que ele as debilitasse; prova-se, claramente que havia seres humanos mesmo antes de Adão. Daí termos a resposta: "com quem Caim casou-se?" Gn 4.1-17
ll) O Querubim era perfeito e andava entre as pedras afogueadas (Ez 28.14,15), isto é, andavas entre a gloria de Deus.
a) Estavas no Éden Jardim (Céu) de Deus. De onde fora lançado por terra (Ez 28.16). Nunca esteve no Céu habitação de Deus comp. Is 14.13,14 - 1 Tm 6.16 - Ex 33.20 - Jo 6.46 - O Senhor Jesus venceu e assentou-se, no trono Fl 3.20,21 - Ap 22.3 - Hb 1.8 .
a) Eras Querubim Ungido para proteger; ao contrario debilitou as nações. Era filho da alva, estrela da Manhã Is. 14.12 comp. Ap 22.16 - Jó 38.7.
b)
OUTRAS PROVAS CONTUNDENTES
Gn 6.1-3.
Aquela Geração dos filhos dos homens havia sido debilitada pelo querubim ungido. E isto lhe causou a queda. Pois que, havendo de apascentá-los como o pastor faz com suas ovelhas, ao contrario enfraqueceram-nas, entregando-as, ao mundo do desconhecimento de Deus. Por esta causa Deus reconhecendo a fragilidade dos filhos dos homens, declara sua decisão de não contender para sempre com os homens, porque eles também eram carne; como os filhos de Adão Is 14.13-15. Ez.28,16.
Também depois que os filhos de Deus entraram às filhas dos homens, e lhes nasceram filhos estes foram os valentes da antiguidade. E isto pesou no coração de Deus, e se arrependeu o senhor de haver criado o homem Gn 6.7. Por esta causa Deus mandou o dilúvio e destruiu com todo homem que havia criado. Esta referencia indica os filhos dos homens que foram criados, no dia em que Deus criou Macho e fêmea, e disse crescei e multiplicai e enchei a na terra Gn. 1.27,28. Não se deve confundi-los com os filhos de Deus, ou seja, os filhos de Adão e de sete Gn.4.26. 5.3,4. Observe que Adão e Eva só tiveram filhos e filhas, depois que geraram a Sete. Vv4. A expressão de Eva "e chamou o seu nome Sete; porque disse ela, Deus me deus outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o matou". Aqui fica claro que eles não tiveram outros filhos entre Abel e Sete. E se observa aqui que, Caim o primogênito de adão, nesta época em que nasceu Sete, ele já havia casado e fundado cidade que colocou o nome de seu filho Enoque Gn 4.16,17.
Também quando Deus veio ao encontro de Caim para saber dele o que havia acontecido com Abel Gn 4.9. E no dialogo entre eles Caim fala para Deus que irá ser fugitivo e todo o que o encontrar o matará; mas, Deus diz a ele; porei um sinal em ti para que todo aquele que lhe encontra não venha te ferir. Gn 4.13-15. Nisto vemos que havia pessoas na terra e que poderia ferir a Caim.
Vejam o que diz a Bíblia: E quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra: Isto significa que, a ordem divina cumpria-se; os homens estavam crescendo e multiplicando como ordenou o Senhor Deus Gn 1.27,28. Estes homens haviam sidos debilitados pelo querubim ungido IS 14.12. O que vendo os filhos de Deus (filhos de sete Gn 4.25,26) que as filhas dos homens eram formosas, tomou para si das que escolheram Gn 6.1,2. Esta mistura desagradou a Deus de tal maneira que se arrependeu o Senhor de havê-los feito Gn 6.5,6. Por esta razão disse Deus: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne Gn 6.3. Observe a palavra "TAMBEM" advérbio e interjeição que exprime descontentamento.
E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para sí, mulheres de todas as que escolheram. Então, disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém seus dias serão cento e vinte anos.
PORQUE A MULHER NÃO PODE EXERCER AUTORIDADE
SOBRE O HOMEM?
1 Tm 2.12,13,14.
Não permito porem, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silencio, porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher sendo enganada caiu em transgreção.
l)Paulo Apostolo ensina aqui, que:
a) A mulher por natureza não pode ensinar o marido. Isto porque sua criação se deu por necessidade do homem. Gn 2.18a. O homem diferente da mulher fora criado por necessidade divina Gn 1.26.
b) A mulher fora criada para complementar a missão do homem, isto é, para satisfazer a vida saudável do homem no que concernia seu oficio Gn 2.18b 1Co 11.3.
ll) Ser submisso não envolve rebaixamento de dignidade, mas, demonstra a alta capacidade de representação. Paulo queria que todos nós soubéssemos que Cristo é a cabeça de todo varão, e que o varão é a cabeça da mulher; e que Deus é a cabeça de Cristo - 1 Co 11.3.
a) Nisto vemos que Cristo não se sente desconfortável em ser submisso ao Pai. Como também o homem não deva sentir desconforto em ser submisso a Cristo. Da mesma forma a mulher não deva sentir humilhada ao ser submisso ao homem. Ao contrario, ser submisso traz honrra e valorização do seu Gênero.
Devemos compreender as autoridades também no aspecto de seus ofícios. Isto é, cada ser existente, existe dentro de seu gênero, no máximo grau de perfeição.
c) Por causa do engano em que a mulher caiu, satanás passou a ter legalidade nela, e, conseqüentemente a humanidade passou a herdar o seu pecado, transmitido pela natureza pecaminosa, daí a necessidade do novo nascimento - Ro 3.9. 5.12-21. Hb 2.14. Jo 3.3-5.
O significado do sacrifício de Jesus Cristo, neste aspecto; se nota principalmente no fato de sua vitoria contra satanás na tentação do deserto. O Cristo na pessoa do homem Jesus, venceu a tentação no deserto, e triunfou sobre Satanás; diferente da mulher que caíu e ficou a mercê do pecado até nos dias de hoje; pois o seu pecado afetou a natureza humana de tal forma que, os seus filhos passaram a herda-lo de geração a geração. Graças a Deus que o homem venceu, se tornando o salvador por excelência da humanidade. Gn 3.i-7- Comp. Mt 4.1-11.
Assim a mulher passou a ser dependente do homem, também no sentido espiritual; podendo alcançar sua salvação sendo submissa ao homem vencedor 1 Tm 2.11-15. É também por essa causa que a mulher deva ter na cabeça sinal de poderio (Submissão), por causa dos anjos; ela caiu, mas, o homem venceu 1 Co 11.3,7-10.
Que as santas mulheres reconheçam estas verdades Bíblicas, e possam compreender que ser submissas não envolve diminuição, mas, honra. E assim os homens devam saber que como as mulheres, eles tambem são submissos a Cristo. Os deveres de ambos são iguais no que concerne a submissão. Um tem o dever de ficar calado na Igreja (as mulheres), o outro porem, tem o dever de ensinar a Palavra de Deus fielmente (os homens). A mulher deva ser tratada como vaso mais frágil (o homem tem o dever de perdoa-la em suas fraquezas), o homem não pode errar. Pois a mulher é figura da Igreja, o homem é figura de Cristo. A Igreja quando erra perante Cristo Ele a diciplina com amor; porem Cristo não erra perante a Igreja.

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